A impertinente halitpse

By | 3/19/2015 10:51:00 AM Leave a Comment

O mau hálito e o ronco podem causar AVC

Há males de pequena significância que podem ser fatais, se não for cuidado com antecedência, como; a halitose e o ronco, que perturbam a vida dos casais e até mesmo de pessoas solitárias que vivem em pleno stress e muito pouco espaço de tempo para um descanso mais prolongado que possa lhes proporcionar mais conforto


Aquele mau hálito matinal que todo mundo tem (uns mais, outros menos) é fisiológico, ou seja, é um processo normal do organismo. Porém, se não for controlado, pode causar problemas nos relacionamentos e até outras doenças mais sérias.
A principal causa da halitose matinal é o jejum. “O jejum prolongado durante a noite faz com que queimemos gorduras de dentro das células para manter nossa energia. Essas gorduras quebradas produzem um ácido graxo (com cheiro de manteiga rançosa) que cai na corrente sanguínea e escapa durante a respiração”, diz Olinda Tarzia, diretora científica do CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose).


Em situações ainda mais graves (no caso do problema não ser tratado), essas bactérias podem cair na corrente sanguínea e se alojar em alguns órgãos causando vários problemas pelo corpo. “Essa bactéria pode estar relacionada ao AVC (do tipo seco), problemas cardiovasculares, gastrites, pneumonias, problemas renais, eclampsia em gestantes, parto prematuro, etc”, diz a especialista.


O hálito possui cerca de 200 substâncias diferentes. Porém, quando algumas delas são encontradas na boca em quantidade ou qualidade fora da média, é sinal de halitose. Pensando nisso, o Centro de Excelência no Tratamento de Halitose (CETH) desenvolveu um aparelho capaz de medir, em oito minutos, o nível desses gases e indicar se a pessoa está ou não com mau hálito


O parceiro deve ajudar Quando se fala de mau hálito e relacionamentos, logo vem a cabeça problemas conjugais. Mas na verdade, segundo Olinda, é dever do(a) parceiro(a) ajudar a identificar o problema. “Sempre acho que a melhor maneira é dizer claramente que a pessoa está com mau hálito e sugerir que ela vá ao dentista por questões de saúde”, diz a especialista.
Pela manhã, a halitose acontece porque o organismo fica a noite toda sem alimento. Com isso, o corpo passa a queimar gordura e lipídios e não glicose. Essa queima libera o gás enxofre, o principal responsável pelo mau hálito matinal
Ficar sem comer por longos períodos ou ingerir alimentos “errados” excessivamente pode causar halitose. E a má alimentação é a terceira causa mais comum de mau hálito, isso inclui pular refeições ou ficar mais do que quatro horas sem comer


Ocorre que ficar muito tempo de estômago vazio leva à hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Para evitar que isso aconteça em larga escala, o organismo começa a queimar gordura para preservar a glicose e manter a obtenção de energia necessária para a sobrevivência. “Essa queima de gordura produz ácidos graxos que escapam durante as trocas gasosas em nível pulmonar, comprometendo a qualidade do hálito”, diz Mariana Pereira Alves, cirurgiã-dentista e coordenadora CETH (Centro de Excelência no Tratamento da Halitose)


Alguns medicamentos tabém são vilãs

O uso de medicamentos para emagrecer também contribui para o mau hálito. “Os remédios para emagrecer produzem alterações na composição e na quantidade de saliva. Eles geram a redução do fluxo salivar, aumentando a descamação da mucosa bucal e o acúmulo de bactérias no dorso na língua. Dessa forma, produzem uma camada amarela esbranquiçada conhecida como saburra lingual, que é uma das causas mais freqüentes do mau hálito”, diz Mariana.

Halitose e ronco prejudicam relacionamento, mas têm cura


O mau hálito e a sinfonia noturna podem chegar a extremos de terminar um namoro, mas os dois problemas têm cura, basta admitir e aceitar o tratamento Quando as pessoas casam ou passam a morar juntas diversas intimidades são compartilhadas. Porém, é na hora de dormir agarradinho ou beijar que essas intimidades podem trazer à tona alguns problemas sérios,como o ronco e a percepção do mau hálito.


O grande problema do ronco, além de incomodar a pessoa que dorme ao lado, é que ele pode ser o indicador de problemas mais sérios. “Estamos acostumados a achar que roncar é algo normal, na verdade roncar é comum, mas não normal. E ele pode indicar que a pessoa tem, por exemplo, a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono. Nesse caso, é preciso procurar tratamento o mais rápido possível”, diz Thiago CarôsoFróes, mestre e doutorando em Prótese Dentária da FOUSP.


Segundo Thiago, apesar de o ronco ser um mau mais recorrente em homens com sobrepeso, são as mulheres que vão aos consultórios “empurrando” seus maridos. “E muitas vezes o roncador nega que ronca e a esposa é obrigada a filmar com o celular e expor o vídeo durante a consulta para constrangê-los e muitas vezes convencê-lo de que precisa de tratamento

Veja em: Terra Notícias
Links Relacionados

    Você sabia que o mau hálito é causado do enxofre?   Saiba mais

    Conheça as 3 principais causas do mau hálito     Saiba Mais

    A saúde e a sexoalidade    Saiba Mais

    Combate ao mau-hálito    Saiba Mais

? Previous Story

Um país desprovido

Next Story ?

Líder pentecostal

Página inicial

0 comentários:

Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante

Curtir esta Fanpage? Curtir fcom no Facebook!)