Ficha Limpa "Pra valer"

By | 7/03/2013 08:36:00 PM Leave a Comment

SENADO APROVA RELATÓRIO DE EUNÍCIO QUE PASSA A EXIGIR ‘FICHA LIMPA’ PARA TODOS OS CARGOS PÚBLICOS


Eunício Oliveira
O senado aprovou nesta terça-feira (02), em dois turnos, relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) à Proposta de Emenda à Constituição - PEC 06/2012 que estende os efeitos da Lei da Ficha Limpa para exercício em cargo público no âmbito dos três poderes da Administração Pública, nos níveis federal, estadual e municipal. A matéria é de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT). O substitutivo apresentado por Eunício ampliou a aplicação da regra para cargos, empregos e funções públicas de um modo geral, o que inclui toda a administração pública federal, incluindo os servidores efetivos e não apenas os comissionados. 

Durante a leitura do parecer, Eunício destacou todas as matérias que estão em tramitação no senado e que tratam sobre o assunto. Ele assegurou a incorporação de todos os dispositivos que viessem a ampliar o alcance da proposta como os textos de autoria dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Vanessa Grazziotin, e à PEC 30/10, relatada pelo senador Vital do Rêgo. “O fazemos na forma da emenda substitutiva que apresentamos, a qual tem como referência não apenas as duas proposições aqui relatadas, mas também outras matérias de iniciativa de ilustres colegas, motivadas pelo mesmo propósito”, disse.
De acordo com o texto, nenhum cidadão (brasileiro e estrangeiro) que se encontre em situação de inelegibilidade (já condenado definitivamente por órgão colegiado) poderá ser investido ou exercer cargo público. A matéria também define que servidor efetivo que tenha sido condenado será obrigado a entregar o cargo.
Ao apresentar voto favorável, Eunício alertou que o texto se caracteriza em importante avanço na garantia da probidade e da moralidade de todo o serviço público do país. “Somente com medidas dessa natureza poderemos resgatar a eficiência, a moralidade, a transparência, a responsabilidade e a impessoalidade na administração de bens, valores, serviços e recursos adquiridos com o suado dinheiro dos contribuintes”, argumentou.  

Ao pedir o voto favorável dos senadores, o líder do PMDB enfatizou as manifestações que estão acontecendo por todo o País e pediu que o senado avançasse mais ao “respeitar e traduzir o sentimento das ruas e dar mais um passo efetivo para coibir a falta de respeito com a maioria, a falta de respeito com os cargos e com o dinheiro públicos – como, aliás, já fizemos na semana passada, quando inscrevemos a corrupção entre os crimes hediondos”, destacou. Veja na íntegra com Marcellus Rocha

Veja também:

? Previous Story

O Marco Civil da Internet

Next Story ?

Isso é Brasil

Página inicial

0 comentários:

Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante

Curtir esta Fanpage? Curtir fcom no Facebook!)