Reconhecer o hipotiroidismo
O hipotiroidismo (ou hipotireoidismo) é o tipo de mais frequente de doença da tiróide. Os sintomas desta doença muitas vezes passam despercebidos, originando diagnósticos demasiado tardios.
"Os sintomas do hipotiroidismo são negligenciados e frequentemente confundidos com stress e depressão. Ainda hoje muitos casos de doenças da tiróide passam despercebidos. É necessário ter presente que fadiga, sonolência, depressão, um inexplicável aumento de peso, obstipação, enfraquecimento dos cabelos e unhas, períodos menstruais anômalos ou problemas de infertilidade, devem ser considerados como sinais de hipotiroidismo e merecem o devido rastreio", alerta a Dra Maria João Oliveira, coordenadora do Grupo de Estudo da Tiróide da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia e membro do Conselho Científico da Associação das doenças da Tiróide (ADTI).

"As patologias tiroideias são bastante frequentes e afetam sobretudo as mulheres. Estimativas recentes indicam que em Portugal existe cerca de 1 milhão de doentes. Contudo, a par do que acontece a nível mundial, muitos destes doentes ainda não sabem que sofrem desta condição e, por isso, é urgente informar e sensibilizar as pessoas para os sinais e sintomas destas doenças", acrescenta a Dra Celeste Campinho, presidente da ADTI.
"Quando não tratado, o hipotiroidismo não só diminiu a qualidade de vida, como pode ter complicações sérias, entre as quais um ritmo cardíaco tão baixo que pode levar ao coma, tensão arterial e níveis de colesterol que podem resultar em doenças cardíacas, infertilidade e Alzheimer", finaliza a Dra Celeste Campinho.
0 comentários:
Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante