Vigaristas ou Pastoristas
De Fco Mendes
08/12/13
08/12/13
Comparando hoje as duas palavras, não há muitas diferencias, não há muitas distinções, na decorrência da vida que levamos. Ambas, estão anivelando-se de maneira cada vez mais persistentes, com tendências ao comum, ao natural numa ética diferenciada sem precedentes, com uma índole dúbia e mesquinha sem o teor da exatidão.
Os vigaristas: na antiguidade continha o sentido de; os sacerdotistas, os monsenhores, homens de Deus, de bem, de bons corações e boa fé. Com o passar do tempo ganhou um outro sentido, cujo significado defronta o
verdadeiro, transformou-se em palavra fútil de ímpia demanda, desde um fato ocorrido no início do século passado, quando dois sacerdotes dispuseram-se à seguinte aposta: os dois vigários disputavam uma santa, Nossa senhora de uma determinada igreja, e decidiram o seguinte; colocariam a santa nas costas de um burro e se distanciariam do animal em um único caminho, ele só teria que ir para um lado ou para o outro, e le seguiu o seu destino, dirigindo-se a um vigário, cujo mesmo era dono do próprio animal, e isto caracterizava uma desonestidade em relação ao vigário proprietário, portanto surgiu que vigarista, hoje, é termo de pior qualidade, de procedência duvidosa.
![]() |
Pastores que seguiam Jesus |
Os pastoristas: a palavra pastor, surgiu certamente. do verbo 'pastorar', pois os povos antigos, do início da era bíblica, pastoravam os seus rebanhos, geralmente ovelhas, para que não as perdessem, daí surgiu o termo 'pastor' o mesmo hoje, não é muito diferenciado do que os pastores evangélicos fazem com os seus fiéis os tratam até de; minhas ovelhas, que para eles, o sentido é mais real do que pejorativo.
Os Pastoristas
Atualmente encontramos, com mais frequência, pastores que procuram manipular pessoas, deixando-as de cabeças centradas e direcionadas para a religião ou seitas que são regidas por leis, dogmas e crenças, cujas quais, não levam a nada, são apenas dispersões de indivíduos que tentam, a todo custo, manter o domínio de uma comunidade ou uma entidade que agrupa um certo número de pessoas, e, definindo assim, um novo sentido à palavra 'pastor' que igualizar-se-ia ao vocábulo "Vigarista" transformando-os em dois vocábulos igualitários
Fco Mendes
Colaboração:
Pr Temistocles
Veja também:
0 comentários:
Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante