Ilha de Manhattan
Manhattan é o mais antigo e mais densamente povoado dos cinco boroughs que formam a cidade de Nova Iorque. Localizado primariamente na Ilha de Manhattan, que fica na foz do Rio Hudson, os limites do borough coincidem com os do condado de Nova Iorque, um condado original do estado de Nova Iorque. Manhattan e o Condado de Nova Iorque consistem da Ilha de Manhattan e de várias outras pequenas ilhas adjacentes: Roosevelt Island, Randall's Island, Wards Island, Governors Island, Liberty Island, parte de Ellis Island,2 e U Thant Island; assim como Marble Hill, uma pequena seção continental de terra, adjacente ao The Bronx. A cidade de Nova Iorque começou no extremo sul de Manhattan, se expandiu para o norte, e então, entre 1874 e 1898, incorporou terras dos condados ao seu redor.
Manhattan possui uma área de 87 km², uma população de 1 585 873 habitantes, e uma densidade populacional de 26 820,1 hab/km² (segundo o censo nacional de 20101 ). O condado de Nova Iorque é um dos menores condados dos Estados Unidos em extensão territorial, e o mais densamente habitado do país. É o terceiro condado mais populoso do estado e o 20º mais populoso dos Estados Unidos.
Manhattan foi fundado em 1683. Localizam-se em Manhattan dois dos três centros financeiros de Nova Iorque. Manhattan abriga os principais pontos de interesse da cidade, incluindo a Times Square, o Central Park, o Empire State Building, a Wall Street, a Broadway e a Brooklyn Bridge, a ponte que une Manhattan a Brooklyn, e também abrigava antes dos ataques de 11 de Setembro o famoso Complexo World Trade Center, atualmente em reconstrução.
O nome "Manhattan" vem do Lenape, uma tribo indígena dos Estados Unidos. O primeiro membro da tribo a chegar á Manhattan a descreveu como "ilha de muitas colinas".3 A ilha foi descoberta em 1609, por um membro de uma expedição holandesa de Henry Hudson, que descobriu a ilha em 11 de setembro do mesmo ano.4 Em 1610, o nome da ilha eraManahat designando em homenagem ao Rio Maurício e ao Rio Hudson. Os algonquinos são os mais antigos habitantes conhecidos do território. A ilha foi colonizada pela ordem da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em 1625.5 A colônia de Nova Amsterdam nasceu oficialmente após compra de Manhattan, feita por Pierre Minuit, quando a comprou por 60 florins6 (cerca de 24 dólares). Em 2 de fevereiro de 1653, o município (de Nova Iorque) foi formado.7 Nova Amsterdam rendeu-se aos ingleses em 1664.8 A ilha foi formalmente cedida pelos holandeses aos ingleses pelo Tratado de Breda em 1667, quando terminou a Segunda Guerra Anglo-Holandesa. A cidade foi renomeada em homenagem ao duque de YorkJacques II da Inglaterra, chamando a partir daí de Cidade de Nova Iorque. Durante a Terceira Guerra Anglo-Holandesa a cidade se rendeu aos holandeses em 1673 e foi renomeado com o nome de Nouvelle-Orange (Nova Laranja). Em 1674, durante as negociações de paz, foi feito um acordo, em trocar a cidade pelo Suriname.
Veja na íntegra no wikipedia
Veja na íntegra no wikipedia
0 comentários:
Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante