Antigamente , as pessoas cruéis faziam seu trabalho doloroso, através de sussurros , notas e insultos diretos. Hoje em dia, eles têm uma arma mais insidiosa e repugnante : vingança pornô.
O que é vingança pornô? Considere esta atualização para o acasalamento ritual milenar : Garoto encontra garota . Menino e menina começam a namorar, os dois se divertem juntos . Ambos trocam envios de fotos, os dois se amam, se desejam e Eventualmente concretizam um amor, daí vem; as confissões confidenciais, fotos de vários tipos e principalmente íntimas, até aí, tudo ótimo, tudo beleza.
E depois, como fica, quando há uma divergência? aí sim, é que vêm os problemas; iniciam´se as
chantagens, as ameaças e enfim o terror é quando entra em ação, para o mau uso, a tecnologia e a facilidade a que nos encontramos hoje, na atualidade, podem ser usadas várias ferramentas como; computadores, celulares, tablets e muito mais. Começa aí uma das principais armas, a chantagem, a vingança pornográfica onde fotos ficarão expostas nas redes sociais causando grandes danos, transtornos terríveis; causas de depressão, na pessoa atingida, e pânico familiar.
Temos uma rede mundial, e precisamos de leis mundiais, para que adaptemo-nos às novas tecnologias que avançam em ritmo acelerado, precisamos de leis fortes para tenhamos um controle a altura de tudo que nós usufruímos. Neste mês foi lançado uma lei, na California (EUA), Mesmo assim, no entanto , a lei não é satisfatória . Leis fortes contra vingança pornô precisa ser amplas e suficientes para proteger as vítimas , mas estreito o suficiente para proteger a liberdade de expressão.
Pode-se argumentar que a Primeira Emenda protege o direito de publicar o material legal adquirido legalmente . O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que, mesmo discurso doloroso pode ser protegido discurso, mais recentemente , há dois anos em um caso de afirmar o direito de um grupo da igreja de piquete no funeral de um veterano da Guerra do Iraque para protestar contra as políticas gay-friendly , incluindo nas forças armadas.
Mas esse discurso foi protegido porque em causa questões de debate público. Imagens picantes de indivíduos geralmente não se enquadram nessa categoria , e as leis podem ser construídos para cobrir as raras circunstâncias em que eles fazem. ( A carreira de um candidato recente à prefeitura de Nova York vem à mente . )
Na ausência de estatutos criminais , vítima de vingança -pornô poderia processar seu algoz por invasão de privacidade ou inflição de sofrimento emocional . Relativamente poucas pessoas , no entanto, tem os meios para levar a cabo um processo civil , a menos que o réu é rico, há pouco a ser adquirido. Sem os recursos da aplicação da lei , pode ser impossível, mesmo para provar a identidade do culpado . A ação também atrairia mais atenção aos lançamentos humilhantes .
Novo estatuto da Califórnia tenta lidar com isso estabelecendo penas de até seis meses de prisão e uma multa de US $ 1.000 para a distribuição de uma imagem da genitália ou, no caso de uma mulher , o peito de uma pessoa identificável sem o consentimento da pessoa. Infelizmente , a lei tem uma falha gritante : Aplica-se apenas a imagens tiradas pelo autor . E 80 por cento dos casos de vingança -pornô envolvem uma foto auto- tomadas.
Pode-se debater a sabedoria de compartilhar um selfie nu . No entanto , a prática , comum entre os jovens norte-americanos , é perfeitamente legal entre os adultos. Além disso , é razoável para alguém esperar que tal uma foto compartilhada com um amante permanecerá com o amante - assim como alguém que dá um número de cartão de crédito para um comerciante tem o direito de esperar que ele não vai ser usado para cometer fraude. Se for, ninguém culpa a vítima.
Outros estados estão experimentando maneiras de combater a vingança pornô. Em Nova Jersey, alguém que divulga imagens íntimas de uma pessoa sem o seu consentimento pode ser multado em até US $ 30.000. Mas, se ele obteve as imagens de forma legítima, a lei lhe permite argumentar que ele é " privilegiada " para distribuí-los .
A lei de Nova Jersey também está aberto aos desafios da Primeira Emenda , como é um modelo de lei defendido pelo Fim Pornô Vingança, uma campanha organizada por Cyber Civil Rights Initiative Inc. Essas leis podem levar à acusação de pessoas que expõem questões de interesse público legítimo, tais como as transgressões sexuais de figuras políticas ou mesmo crimes sexuais.
As leis tentam se modernizar
Na Espanha, uma proposta de alteração no código penal recém-reformado do país inclui a tipificação do crime de divulgação não autorizada de imagens íntimas. Se aprovada, a pena para que cometer crimes do gênero será de 3 a 12 meses de encarceramento.
O PLC, conhecido como Lei Maria da Penha Virtual, pretende fazer uma adição à atual Lei Maria da Penha, que combate e coíbe a violência doméstica contra asmulheres. A proposta é incluir a divulgação de imagens íntimas sem autorização expressa no artigo 7º, que define as formas de violências domésticas contra a mulher reconhecidas pela lei.
Embate específico também no Brasil
No Brasil, já houve casos em que um homem foi condenado pela Justiça a pagar indenização por divulgar fotos íntimas de sua ex-namorada — a decisão foi tomada com base na legislação sobre uso indevido de imagem já existente no país. Contudo, há um projeto de lei complementar ( PLC 5555-2013), proposta do deputado João Arruda (PMDB-PR), que pretende classificar a divulgação sem consentimento deste tipo de material como violência doméstica.
Segundo o autor do projeto, a violação da intimidade da mulher por meio do vazamento de fotos e vídeos íntimos sem o seu consentimento é “uma dimensão da violência doméstica contra a mulher que ainda não foi abordada por nenhuma política pública ou legislação”, daí a necessidade de tratar o tema de forma mais específica.
Vale lembrar que a Lei Maria da Penha não serve somente para violência cometida contra a mulher em um âmbito matrimonial, sendo aplicada também para agressões causadas por namorados e ex-namorados. A proposta de Arruda visa ampliar esse conceito para aumentar a proteção à mulher nesse caso, garantindo ainda mais agilidade a esse processo.
FONTE
FONTE
0 comentários:
Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante