Esboçando economia

By | 2/08/2013 07:24:00 PM 1 comment


Inflação brasileira sobe e já é a sexta maior da América Latina 

Venezuela lidera ranking com inflação de 20%; em seguida aparecem Argentina e Haiti. Em 2006, inflação brasileira era a quarta menor 
Guido Mantega

A inflação no Brasil, que atingiu 6,15% nos últimos 12 meses, é atualmente a sexta maior da América Latina, em moeda local.
Em 2006, quando foi de apenas 3,14%, o indicador brasileiro era o quarto menor da região, acima apenas de Equador, Chile e Peru.
Hoje, o país com maior inflação, entre 19 analisados, é a Venezuela, onde os preços subiram mais de 20% em 12 meses. Em seguida, aparecem a Argentina (cujos indicadores oficiais são questionados por entidades como o Fundo Monetário Internacional) e o Haiti.  
O México, segunda maior economia da América Latina e muitas vezes concorrente do Brasil na tentativa de atrair investimentos externos, teve uma inflação de apenas 3,6%. O Chile, de 1,5%.
BRASIL
A meta de inflação do Brasil é de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. Alguns economistas têm acusado o governo de abandonar a tentativa de atingir o centro da meta, concentrando-se em simplesmente não superar o teto (de 6,5%). O governo nega. 
Veja na íntegra a tabela classificatória


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

Não deixe de fazer o seu comentário, por favor
Sua opinião é muito importante